Laboratório

GO- Engenharias, Lda. possui um Laboratório devidamente equipado que permite a realização de ensaios exigidos por legislação.

A nossa área de intervenção abrange a Higiene e Segurança no Trabalho, através dos ensaios de Ruído Laboral, Ambiente Térmico, Iluminação e Contaminantes Químicos, assim como avaliação do Ruído Ambiental para determinação do Critério de Incomodidade e do Nível Sonoro Médio de Longa Duração.

– Ruído Laboral (Avaliação da Exposição ao Ruído Durante o Trabalho)

Segundo o Artigo 4º do Decreto-Lei nº 182/2006, nas atividades suscetíveis de apresentar riscos de exposição ao ruído, o empregador deve avaliar e, se necessário, medir os níveis de ruído a que os trabalhadores se encontram expostos.

O ensaio tem como objetivo a determinação da exposição pessoal diária do trabalhador ao ruído, do nível máximo de pressão sonora de pico a que o trabalhador está sujeito e a seleção dos protetores de ouvido mais adequados.

– Ruído Ambiente

Medição dos Níveis de Pressão Sonora – Critério de Incomodidade

Determinação do nível sonoro médio de longa duração.

Estes ensaios têm por objetivo a avaliação de incomodidade sonora e a classificação das zonas como mista ou sensível, sendo necessários para processos de licenciamento, licenças de inicio de utilização ou de funcionamento de atividades ruidosas permanentes e temporárias, obras de construção civil, estudos de impacte ambiental, etc.

– Determinação do índice de Stress Térmico (WBGT)

A medição do índice de stress térmico – WBGT (Wet Bulb Globe Temperature), destina-se a avaliar termicamente um posto de trabalho, tendo-se em conta o metabolismo correspondente à atividade e à duração da exposição, permitindo assim tomar medidas no local de trabalho para a obtenção de condições aceitáveis em termos de saúde e conforto ao organismo humano.

– Determinação dos níveis de Iluminância

Este ensaio tem como objetivo a comparação entre os níveis de Iluminância obtidos durante o ensaio e os recomendados pela norma para o tipo de tarefa ou atividades exercida nos locais de trabalho, com o propósito de se tomarem medidas para facilitar a visualização de objetos, de modo a que o trabalho possa ser efetuado em condições aceitáveis de eficiência, comodidade e segurança.

– Avaliação da Exposição a Contaminantes Químicos nos Locais de Trabalho

Este ensaio tem como objetivo a determinação da concentração dos contaminantes químicos no ar dos locais de trabalho e a comparação dos valores encontrados com o valor limite de exposição (VLE) da Norma Portuguesa NP 1796: 2014 – Valores limites de exposição profissional a agentes químicos, permitindo a determinação do nível de risco dos postos de trabalho.